Autor: Tatiana Neri
O termo “ESG” vem ganhando cada vez mais destaque no mundo corporativo com o passar do tempo e conquistando relevante espaço nas tendências mundiais do mercado financeiro. Environmental, Social and Governance (ESG) ou Ambiental, Social e Governança (ASG), refere-se ao conjunto de práticas adotadas pelas empresas visando à construção de um meio organizacional ético e sustentável.
A mentalidade “ESG” expõe, portanto, a nova necessidade de se avaliar empresas não somente por índices financeiros, mas por métricas que demonstrem responsabilidade social.
Entenda os três pilares que norteiam os negócios adequados a essa nova tendência:
Ambiental: ressalta a necessidade de se adotar práticas sustentáveis e que visem a reduzir danos ambientais. É possível mencionar como exemplo o incentivo à melhor gestão hídrica, energética e de resíduos;
Social: expõe a preocupação em produzir um impacto social positivo, com a efetiva promoção dos Direitos Humanos e Trabalhistas;
Governança: evidencia políticas de otimização da administração da empresa, estimulando a criação de canais internos de comunicação; a padronização de condutas entre funcionários da empresa; formação de Conselhos, entre outras medidas.
Empresas que adotam práticas ESG melhoram sua reputação, tendem a performar melhor e a reduzir danos. Tais companhias são mais rentáveis e, por isso, tornaram-se critério de alguns fundos de investimento.
A transição para adoção das medidas ESG que associe a modificação dos processos com a evolução da cultura organizacional e do seu ativo pode ser a chave para o crescimento do seu negócio.